Agendamento de visita técnica. Agora é lei.


Última atualização do texto: 20/Ago/2011


Agora é pra valer. Agora é lei. Se a empresa que comercializa produtos ou mercadorias, ou que presta serviços, como por exemplo é o caso da Net, prometer enviar o seu entregador ou o seu técnico à residência do cliente num determinado dia e horário mas não cumprir o prometido terá de pagar uma multa. Enfim, uma lei tão necessária como essa é promulgada. Quem a promulgou foi nada mais nada menos do que o governador do estado de São Paulo, senhor José Serra, no dia 7 de outubro de 2009, sendo essa lei a de número 13.747. Portanto, a lei nº 13.747 por enquanto só tem validade no estado de São Paulo. Mas bem que ela poderia ser desde o início uma lei federal, considerando que reclamações relacionadas a não cumprimento de visitas técnicas no dia e horário combinado podem ser verificadas em diversos estados, não só no estado de São Paulo. Bom, mas já é um começo, e torço para que essa lei não tarde a se espalhar por todo o Brasil.

A lei 13.747 vale somente para o estado de São Paulo, só que é óbvio que em outros estados de nossa federação qualquer pessoa também pode reclamar a órgãos de defesa do consumidor, por causa de não cumprimento de visita técnica no dia e horário marcados, por que não? Ou quer dizer agora que nos outros estados as empresas têm permissão de dar o bolo no cliente, só porque neles ainda não existe lei semelhante à 13.747 de São Paulo? É claro que não, né, gente!

Mesmo que você more no Rio de Janeiro, na Bahia, ou em qualquer outro lugar do Brasil, é lógico que você pode reclamar. Pode e deve reclamar. É assim que a legislação de qualquer lugar é renovada e aperfeiçoada. Quando o governo, seja carioca, seja baiano, seja gaúcho, enfim, seja de qualquer estado do Brasil, perceber que o povo está reclamando muito de um determinado serviço, as leis regulamentadoras naturalmente vão surgindo. Em muitos casos leis são elaboradas desse jeito mesmo, "sob demanda". Então, não é porque você não mora em São Paulo que você não tem o direito de reclamar da Net, da Telefonica, ou de qualquer outra empresa, devido à visita técnica não ter sido cumprida no dia e horário combinados. Se você tiver todas as provas em mãos, de que você realmente estava em sua casa no dia da visita do técnico e ele não compareceu, então não haverá empresa que consiga ganhar de você num processo judicial, e você poderá exigir que a empresa lhe pague indenizações. Não se cale perante um desrespeito à sua pessoa! É chegada a hora de empresas como a Net e a Telefonica sofrerem as penalidades da lei. Exigindo respeito aos seus direitos de consumidor, você ficará de alma lavada, e se sentirá bem consigo mesmo. Isso eu lhe garanto.

Vale ressaltar que os méritos não devem ser atribuídos apenas para o senhor José Serra, mas também para a deputada Vanessa Damo, que foi quem primeiramente elaborou o projeto de lei nº 298/2008, tratando sobre o problema, e que posteriormente resultaria na promulgação da lei nº 13.747 pelo governador.

Para se consultar a lei diretamente da fonte, do web site da Legislação do Estado de São Paulo, é só fazer o seguinte:

1)Acesse http://www.legislacao.sp.gov.br
2)Acesse o item de menu "Leis"
3)Na parte central da página que surge são listados os anos. Clique no ano de 2009
4)Por fim, na página que aparece clique no link da lei nº 13.747

Para facilitar coloco a seguir o link que leva diretamente à página da lei:

http://www.legislacao.sp.gov.br/dg280202.nsf/ae9f9e0701e533aa032572e6006cf5fd/b9ead8d368fc9135832576490056d5f5?OpenDocument

Perceba que a url do link é toda estranha. Espero que essa url continue válida quando você for acessá-la. Mas, caso ela não seja mais válida é só navegar pelo web site da Legislação do Estado de São Paulo seguindo os passos que indiquei que você encontrará a página sem muita dificuldade.

Na seguinte página do web site do jornal Estadão há uma matéria a respeito do assunto:

http://www.estadao.com.br/noticias/economia,lei-manda-definir-data-para-entregas-e-servicos-em-sao-paulo,448335,0.htm

Transcrevo a seguir, na íntegra, o texto da página:

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Lei manda definir data para entregas e serviços em São Paulo

sexta-feira, 9 de outubro de 2009, 09:16

INFORMAÇÃO DEVE SER DADA AO COMPRADOR POR ESCRITO E O NÃO CUMPRIMENTO ACARRETARÁ EM MULTAS PARA EMPRESAs

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - A entrega de produtos e serviços aos consumidores deverá ter data e período do dia definidos no contrato de compra ou na nota fiscal. A empresa que não respeitar a regra será multada. A medida foi sancionada pelo governador José Serra e vale para compras feitas desde esta última quinta-feira, 8, no Estado de São Paulo, quando a lei entrou em vigor com a publicação no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a nova norma, no momento da compra do bem ou serviço a empresa terá de definir com o consumidor o dia de entrega, que poderá ocorrer nos períodos da manhã, das 7h às 12h, tarde, das 12h às 18h, ou noite, das 18h às 23h. A informação deve ser dada ao comprador por escrito e o não cumprimento fará com que o comerciante pague multas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que variam de R$ 212 a R$ 3,2 milhões, conforme o porte do infrator.

Roberto Pfeiffer, diretor executivo da Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP), alerta que, nos casos de compras de bens de grande porte, como geladeiras, fogões e televisores pela internet, o consumidor deve solicitar à rede vendedora que envie a informação da data e período da entrega por correio eletrônico ou fax.

O mesmo alerta vale para solicitações telefônicas de serviços de assistência técnica para reparo de produtos ou conexões de internet ou tevê por assinatura. "Nesses casos, peça o número do protocolo de atendimento." Pfeiffer observa que a nova regra não vale para produtos enviados pelo correio. "A medida tem como objeto as mercadorias de maior porte." A fiscalização da regra ficará a cargo do Procon-SP e será realizada após denúncias dos consumidores prejudicados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Só que tem o seguinte: imagine que você liga para a Net, o atendente lhe pergunta se a visita pode ser realizada daqui a dois dias e você topa. Nessa mesma conversa que você está tendo com o atendente, para se resguardar você solicita o envio da gravação dessa conversa. Por lei, a Net está obrigada a enviar a gravação ao cliente em até dez dias corridos.

Entretanto, há um detalhe: a visita do técnico está marcada para daqui dois dias! Se você pensou nesse pequeno detalhe, digo-lhe que não precisa se preocupar. Se a Net não enviar o seu técnico no dia e horário combinado, então basta recorrer à justiça posteriormente, por que não? Mesmo que a Net lhe envie a gravação da conversa só no décimo dia, o que te impede de recorrer à justiça após dez dias? É só ter um pouquinho de paciência e aguardar a chegada da gravação. Com a gravação em mãos, fica muito fácil provar que a Net descumpriu o que fora combinado por telefone. Consequentemente, assim fica muito fácil infernizar a Net, fazendo-a pagar a multa estabelecida em lei. E note que a Net tem obrigação de enviar a gravação ao cliente, se este a exigir. Caso a Net não a envie, há a presunção de veracidade do que o cliente está afirmando, pois negar o envio da gravação é atestar que o cliente tem razão. Ou seja, a situação da Net só irá piorar caso ela se negue a enviá-la ao cliente.

Para mais informações acerca do fornecimento da gravação da conversa, recomendo a leitura do texto presente no link a seguir, de minha autoria:

http://netcombonaopresta.blogspot.com/2009/09/sac-net-algumas-dicas-e-sugestoes-ao.html#dica_03

Mas ainda falta mais uma coisa, para que todas as provas estejam completas e para que, assim, você saia vitorioso num processo contra a Net: o que os atendentes da Net costumam dizer é que o técnico tocou a campainha da residência do cliente no dia da visita técnica, mas como ninguém atendeu resolveu ir embora, não é mesmo? Que desculpa mais esfarrapada essa! Por que será que o técnico não tem a ideia de pedir para um atendente da Net ligar para o telefone do cliente, para informar que o técnico está lá, esperando em frente à sua casa? Obviamente, o técnico não faz isso porque certamente não existe técnico algum em frente à casa do cliente, não é mesmo? De qualquer maneira, realmente, é difícil o cliente conseguir provar que estava dentro de sua casa, aguardando pela vinda do técnico. Que tipo de prova convincente o cliente pode apresentar, para demonstrar que estava presente em sua residência no dia da visita técnica? Tenho uma solução bastante simples para uma situação dessas: basta que o cliente peça ao atendente da Net ligar para o seu telefone quando o técnico chegar. Ou, melhor ainda, o próprio cliente pode tomar a iniciativa de ligar para a Net, no dia da visita. Por exemplo, digamos que foi marcada uma visita técnica para o dia 10 de junho, no período das 13:00 às 18:00 horas. Quando o dia 10 de junho finalmente chega, assim que der 13:00 o cliente pode entrar em contato com a Net, dizendo que está aguardando o técnico. Se der 14:00 e nada do técnico aparecer, novamente, o cliente pode ligar para a Net, de novo assegurando que está em casa esperando pela vinda do técnico. Idem às 15:00, 16:00, 17:00 e, por fim, às 18:00. A Net dá o bolo no cliente, como é de sua praxe. Posteriormente, o cliente, que de bobo não tem nada, entra com um processo contra a Net, e a Net, para se defender, alega que o cliente não estava presente em sua residência no dia da visita. E é nesse momento que chega a vez do cliente dar o tão desejado troco na Net: basta que o cliente diga que estava sim presente, e a prova disso é a conta telefônica, em que constam registradas todas as ligações que o cliente efetuou naquele dia (inclusive as ligações que ele fez para a Net, lembra?), atestando que o cliente estava sim esperando pelo técnico. Diante de uma prova dessas, o que mais a Net pode inventar, o que mais a Net pode alegar? A Net não poderá alegar mais nada, e com toda certeza a Net vai ter de pagar a multa estipulada em lei, além de indenizações ao cliente. Placar final: cliente, sete; Net, zero. Cliente ganha de goleada da Net!

É óbvio que essa solução não vai funcionar caso a visita técnica seja para solucionar problemas no Net Fone. Afinal, se o Net Fone não está funcionando, como é que você vai ligar para a Net? Só se você tiver também a linha convencional de uma empresa como, por exemplo, a Telefonica.

Não posso deixar de mencionar mais uma coisa bem importante: se você tem uma linha convencional de telefone como a da Telefonica, perceba que, dependendo do seu plano, na conta telefônica NÃO consta o detalhamento das ligações locais realizadas. Mas você pode solicitar à Telefonica o envio de uma conta detalhada, em que constam todas as ligações feitas num determinado período de tempo, bem como o registro do dia, hora e duração de cada uma delas. É um direito seu obter o detalhamento de sua conta de telefone. Só que tem ainda um pequeno problema, que até hoje não entendo sua razão: as ligações 0800 e equivalentes (como as ligações para o gratuito 10621 da Net) que você tenha efetuado não aparecem registradas, nem mesmo na conta detalhada! Então, para que você consiga fazer com que na conta detalhada apareça o registro de suas ligações para a Net, use o 4004-7777, que é o número de telefone não gratuito do SAC da Net.

Vejam o vídeo de uma reportagem mostrada no telejornal Bom Dia Brasil da rede Globo, no dia 02/Dezembro/2010. O título dessa reportagem é "Fornecedores são obrigados a marcar dia de entrega das compras". A seguir coloco o link que leva ao vídeo dessa reportagem:

http://www.youtube.com/watch?v=vKwU8k1Yh0s

36 comentários:

  1. Olhem esse video que fizeram contra a Net. O problema de todos é o mesmo! Incrível!

    http://www.youtube.com/watch?v=R2mkAXwyYO0

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  2. Se a solicitação e acordo foram feitos por telefone esta lei não se aplica?
    Porque eles agendaram comigo a entrega para 01/03/10 e passados 12 dias até aqui não recebi nem sequer contato.

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  3. Que pena que a lei é só para Sao Paulo. Moro no Rio e levei bolo da Net. O pior é que tive que me ausentar do trabalho para ficar esperando o instalador. Esse tempo perdido será descontado do meu salário.

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    1. Eu também! Levei um bolo no sábado que estava de folga do trabalho e remarquei para uma quinta. Perdi dinheiro do meu salário e o técnico não apareceu novamente!

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  4. Faço da pergunta do sr. Hugoasouza a minha também. Os acordos foram feitos por telefone, tenho todos os numeros de protocolo. Quero saber se não tem validade, pq se não tiver, a lei não vale muita coisa.
    Podem por gentileza ajudar-nos com a questão?
    Grata!
    Arianne

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  5. Nós, clientes e consumidores, temos tudo para ganhar a grande maioria das causas, e ainda bem que a justiça é assim, a nosso favor! Mas, principalmente devido a nossa costumeira falta de fé na justiça brasileira, a gente pensa que consumidor no Brasil nasceu para se ferrar mesmo, e a gente acaba se resignando, sentindo pena de nós mesmos, até mesmo achando graça em nossa própria desgraça, rindo para não chorar, aceitando viver como pobres e coitados ignorantes cuja existência só serve para que empresas como a Net possam ter alguém em quem pisotear e para fazer de gato e sapato. O nosso único consolo é pensar que não estamos sozinhos no barco: "Eu estou sendo lesado pela Net, mas pelo menos não sou só eu, todo mundo está...". É essa a nossa única, egoística e mesquinha maneira de consolarmos uns aos outros, nos contentando com a desgraça alheia? Pois saiba que eu, Afrânio Costa Peixoto, já deixei esse barco da lamentação há muito tempo. Muitas vezes a gente ri de nossa própria desgraça, mas quem acaba rindo de nós de verdade mesmo são empresas como a Net. A Net é quem deve estar rindo da nossa ignorância, da nossa incapacidade em reconhecer que a justiça está mais do nosso lado do que do lado dela. Ou seja, muitas vezes o povo sofre porque quer, ou porque desconhece a força da justiça e do Poder Público. Não pensem que o consumidor está do lado mais fraco. Na verdade, a Net é que tem de se cuidar, senão é ela é quem tem mais possibilidade de se ferrar. Só o que a justiça brasileira necessita é de uma mãozinha de cada um de nós, clientes e consumidores, para que seja mais efetiva. Se cada um de nós fizer a sua pequena parte, reclamando para órgãos como Anatel e Procon, podem ter certeza de que a Net irá nos tratar com mais respeito. Aliás, tratar mal o cliente não é "privilégio" só da Net. A Telefonica, as empresas de telefonia móvel em geral, e tantas outras empresas também costumam abusar de seus clientes. O brasileiro tem que parar de se resignar, parar de sentir pena de si mesmo, parar de se sentir incapaz de tudo, parar de achar que, para defender seus direitos básicos de consumidor, precisa sempre contratar um advogado. Não podemos mair tolerar todo esse desrespeito ao consumidor, achando que tudo isso que está acontecendo é normal e que a vida é assim mesmo. A vida não é e não tem de ser assim! Chegou a hora do brasileiro acordar, partir para o ataque, ser mais ativo, fazer "justiça com as próprias mãos" (no bom sentido), exercendo sua cidadania que ele possui já desde o momento de seu nascimento. Posso lhes afirmar, por experiência própria, que eu, que nem sequer advogado sou, consigo me defender e faço valerem meus direitos de consumidor sem ajuda de advogado nenhum. Eu só conto com meus conhecimentos que adquiri lendo o Código de Defesa do Consumidor e procuro ficar antenado a todas as notícias e novidades que aparecem no ramo jurídico. O resultado de todo o meu esforço é que, hoje em dia, a Net me respeita mais. Se não me respeita, eu a faço me respeitar. Não admito mais ser um cliente tolo nas mãos da Net. Para a Net, a máxima "o cliente tem sempre a razão" não vale, mas EU a faço valer, nem que seja à força.

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  6. Excelente!...se essa lei tivesse entrado em vigor alguns meses antes, certamente a Net teria que rebolar pra explicar o motivo de ninguém ter aparecido nas 8 vezes (isso mesmo, 8!) que agendaram visita em minha casa. Até porque eu ainda tenho TODOS os números de protocolo comigo.... Aliás, se eu entrar na justiça, será ganharia?! rs
    Abrs! e parabéns pelo Blog! Nota 1000!

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  7. Pois é...aconteceu comigo tbm.Eles marcaram 3 visitas e com muito custo apareceram.Essa Net é uma vergonha.Só esta nos decepcionando.

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  8. Infelizmente só pro Estado de São Paulo.
    Se fosse cobrar multa deles ( NET) essa semana e o dinheiro viesse pra mim, melhor ainda!
    Moro no Rio de Janeiro é há semanas estou tentando agendar visita pro conserto do meu virtua.
    Enfim.
    Eles deram OUTRA data pra amanhã (14 de junho).
    Vamos ver se eles aparecem.

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  9. Infelizmente, de nada adianta essa Lei. O p@#$%% do técnico dá baixa no chamado como "cliente ausente"; se você tiver a brilhante ideia de anotar o número do protocolo pra garantir seus direitos, o(a) atendente lhe dirá: "Senhor, no sistema consta apenas atendimento automático".

    Vai se fazer o quê?

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  10. "Infelizmente, de nada adianta essa Lei. O p@#$%% do técnico dá baixa no chamado como "cliente ausente"; se você tiver a brilhante ideia de anotar o número do protocolo pra garantir seus direitos, o(a) atendente lhe dirá: 'Senhor, no sistema consta apenas atendimento automático'"

    Não concordo muito. Essa lei é sim uma forte aliada nossa, e certamente nos auxilia na defesa de nossos direitos.

    Para muitos, a melhor defesa é o ataque, ou o contra-ataque. Aprenda a contra-atacar! Saiba como atingir o seu inimigo em cheio! Se você tiver provas convincentes em suas mãos, que demonstrem indubitavelmente que você estava dentro de sua casa aguardando pela chegada do técnico (leia meu comentário anterior, onde eu explico como e fácil ter tais provas), a Net não será capaz de sair vitoriosa numa batalha judicial, e terá de pagar a multa estipulada em lei, mais indenizações a você, cliente. A lei apenas veio para formalizar e reforçar o que é mais do que óbvio para todo mundo: é errado descumprir um compromisso firmado com o cliente, deixando de comparecer à sua residência no dia e horário marcados da visita técnica. Se perguntada, até mesmo uma criança responde que é errado descumprir um compromisso desses com o cliente, ainda mais quando ele está pagando, e pagando caro, pela utilização do serviço! Isso é tão óbvio que a lei 13.747 parece até meio desnecessária, pois todos nós temos em nossa consciência o senso do certo e do errado, e só isso, por si só, já teria que bastar para que não tivéssemos tantos conflitos assim com empresas como a Net. Mas não, brasileiros que somos, sempre damos o nosso jeitinho, e sempre queremos ser mais espertos do que os outros. Com a maior cara de pau do mundo, empregados de empresas como a Net fazem de tudo para que a empresa em que trabalham sempre consiga se sair bem em todas as situações. Juntos, dividem entre si o sentimento de culpa que certamente carregam lá dentro da consciência, por fazerem parte de toda essa enganação e desrespeito ao cliente. Entretanto, contraditoriamente devem estar sentindo até orgulho do que fazem. Afinal, eles estão vestindo a camisa da empresa, e estão fazendo-a prosperar. De certa forma, dividir a culpa com os semelhantes muitas vezes faz com que o errado pareça certo, e faz o peso total da responsabilidade dos erros parecer bem menor, pois cada um dos pedacinhos dessa responsabilidade acaba indo para cima das costas de cada um dos pequenos responsáveis pelos erros cometidos. Infelizmente, é preciso existir uma lei escrita que formalize a paz que já sabemos que temos que ter com a nossa consciência, porque senão a gente faz de conta que está tudo bem.

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  11. Nossa todos esse topicos me ajudaram muito, parabens pela iniciativa, hoje mesmo apliquei a tecnica no caso do atendimento agendado, porém não com tanta pontualidade mas apliquei, estava agendado para hoje das 12h as 18h, o atendimento para instalar um ponto adicional em casa, cheguei em casa e fiquei aguardando, chegou 14hs liguei na NET, avisei que estava em casa e que estava aguardando um tecnico, perguntei a atendente se o tecnico ja havia dado baixa no meu atendimento, ela disse que não, aew solicitei a gravação do atendimento, ela disse que enviaria no meu e-mail, aew fiz nas demais horas as 15h, as 16hs e depois as 17hs, e aconteceu o que todo mundo ja sabe, o tecnico não veiu, agora vou aguardar as gravações por e-mail e depois vou ao procon reclamar, para lascar uma multa nas costas da net, quero ver agora acabou a brincadeira, chega de ser feito de idiota, agora vai ser assim, obrigado pela dica!!

    Um Abraço.

    Eduardo - Bauru/SP

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  12. "Os acordos foram feitos por telefone, tenho todos os numeros de protocolo. Quero saber se não tem validade, pq se não tiver, a lei não vale muita coisa."

    Acredito que valem sim, tanto quanto os acordos feitos por escrito, conforme pode ser conferido lendo-se o último parágrafo do texto do artigo do web site do Estadão, que transcrevi acima. Perceba naquele parágrafo que Roberto Pfeiffer diz claramente "Nesses casos, peça o número do protocolo de atendimento". Ou seja, o número de protocolo resultante da conversa por telefone com o atendente é a formalização do acordo. Só para frisar, transcrevo a seguir o trecho mais relevante e esclarecedor do parágrafo, a respeito da validade dos acordos realizados via conversa telefônica:

    O mesmo alerta vale para solicitações telefônicas de serviços de assistência técnica para reparo de produtos ou conexões de internet ou tevê por assinatura. "Nesses casos, peça o número do protocolo de atendimento." (...)

    Mas eu recomendo que, além do número de protocolo, você tenha também a gravação da conversa tida com o atendente da Net, em que consta tudo que foi combinado com relação ao agendamento da visita do técnico. Para mais informações acerca do fornecimento da gravação da conversa, recomendo a leitura do texto presente no link a seguir, de minha autoria:

    http://netcombonaopresta.blogspot.com/2009/09/sac-net-algumas-dicas-e-sugestoes-ao.html#dica_03

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  13. A lei foi vetada não foi? Me parece que num tem mais multa... Você confirma isso?

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  14. =====
    -=||-|ägñäz|=- disse...

    A lei foi vetada não foi? Me parece que num tem mais multa... Você confirma isso?
    =====

    De forma alguma. A lei não foi vetada. Continua valendo, sem quaisquer restrições. É lógico que pode haver liminares impedindo o pagamento da multa, mas isso só acontece em casos bem particulares e nos quais apenas as partes envolvidas estejam sendo afetadas. Ou seja, a regra geral é a aplicação da multa. De qualquer maneira, mesmo que a empresa consiga demonstrar que não teve culpa e, assim, conseguindo safar-se do pagamento da multa, só de causarmos preocupação e desespero neles ao abrirmos processos judiciais contra eles já será de grande valia, não é mesmo? O mais importante é não ficar calado. Temos de reclamar. A população tem de aprender a reivindicar seus direitos.

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  15. Importante lembrar que não é só a NET que da balão nos clientes. Já ví varios casos em outras operadoras. Três remarcações seguidas de visita do técnico, que ou chegava atrasado ou nem vinha.

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  16. em nenhum momento eu li nessa lei a palavra "MULTA"!!! aonde está escrito na lei que se não cumprir a empresa leva multa? e qual o valor?

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  17. SIGA-NOS NO TWITTER @NetnaoAtende -
    http://twitter.com/NETnaoAtende

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  18. =====
    Anônimo disse...

    Em nenhum momento eu li nessa lei a palavra "MULTA"!!! aonde está escrito na lei que se não cumprir a empresa leva multa? e qual o valor?
    =====

    Para obter mais informações acerca da lei nº 13.747 deve-se consultar o decreto que a regulamenta, que no caso é o decreto nº 55.015. Consulte a página do endereço abaixo, que é a página que contém o texto desse decreto:

    http://www.legislacao.sp.gov.br/dg280202.nsf/5fb5269ed17b47ab83256cfb00501469/7d214c0282fc72af0325766c0047c2be?OpenDocument

    Esse texto, por sua vez, faz referência aos artigos 57 a 60 da lei nº 8.078, esta mais conhecida como CDC (Código de Defesa do Consumidor). Nesses artigos 57 a 60 do CDC é que constam, com mais precisão, o valor da multa bem como o detalhamento das sanções cabíveis às quais as empresas e prestadoras de serviços estão sujeitas caso não cumpram a lei.

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  19. Aconteceu a mesma coisa comigo essa semana,eu possuo o net fone e o net virtua, fiz a solicitação da TV tb, já que possuia a Embratel e tive problemas tb com o atendimento técnico e acabei pedindo o cancelamento do mesmo. Bom, liguei dia 11/02 e a atendente agendou a visita para o dia 16/02 das 18h Às 22h00, fiquei no aguardo a visita e como vcs já devem saber o técnico não apareceu, liguei as 21h45 e o atendente me disse que o técnico havia passado em meu condomínio as 18h20 e que o portão estava fechado (porém eu moro em um condomínio e o porteiro ja estava avisado da visita do técnico)...fiquei extremamente estressada e o atendente agendou uma nova visita na sexta entre 20h e 23h, mais uma vez fiquei aguardando e adivinhem....ELE NÃO APARECEU DE NOVO, liguei mais uma vez e o atendente então me respondeu que não foi feito nenhum agendamento para o dia 18/2...que se eu quisesse ele poderia agendar uma nova data, dessa vez eu disse que era pra cancelar a solicitação de alteração do pacote, já que eu não ia mais ficar esperando o técnico...ele me disse que estava td ok e que o cancelamento de alteração do pacote ia ser feito.
    Hoje dominho 20/02, vim pesquisar sobre o assunto e vejo que é algo normal e então para desencargo de consciência resolvo ligar lá para checar se está tudo ok com a solicitação de cancelamento e qual não foi a minha SURPRESA, a atendente me disse que como o técnico veio até a minha casa e eu não estava ele deu baixa na ordem de serviço e que para que o cancelamento ocorra são necessários 5 dias úteis...ISSO É UM ABSURDO!!!!Pedi para que ela me explicasse o que era esse tamanho aburso, mas ela não soube explicar....ficou tentando me enrolar e para piorar me disse que no dia 18/02 havia sim uma visita agendada entre 20h e 23h, mas como se na sexta qd eu liguei o atendente me disse que nada constava...ai pedi então que ela me enviasse todas as gravações, fiquei mais ou menos 1h na linha esperando que ela fizesse o processo de solicitação...agora vou aguardar pra ver se vou conseguir essas gravações e tomar as devidas providências...

    ESTOU INDIGNADA, POIS É UM ABSURDO UMA EMPRESA COMO A NET QUE GASTA MILHÕES COM PUBLICIDADE.. PERDER CLIENTES COM ALGO TÃO BÁSICO, COMO A INSTALAÇÃO DE UM PRODUTO OU PACOTE NOVO..
    É O FIM DA PICADA!!!!

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  20. Bobinhos, o único ser obrigado a cumprir alguma lei nesse país ninguém viu, ninguém conhece...

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  21. Alguém tem o novo link da lei 13.747? Procurei no site de legislaçãao e não encontrei. Estou passando por problemas similares com a Net, que acha que meu tempo não tem valor. Na hora de vender, topam qq coisa. Na hora de cumprir, cadê?

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  22. para quem não esta achando, segue o link atual da lei acima...

    http://www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/dg280202.nsf/ae9f9e0701e533aa032572e6006cf5fd/b9ead8d368fc9135832576490056d5f5?OpenDocument

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  23. NOSSA !!!! Que alívio ter lido esse blog "!!!!!!
    Há 10 DIAS ESTAVA TENTANDO pedir uma linha e foram me enrolando enrolando...sempre dizendo q a sua"instalação está programada para amanhã"amanhã e amanhã e de amanhã em amanhã hoje cansada de ficar em casa à espera dos técnicos,li os comentários de vocês e me decidi!!!CHEGA !!!A cabei de ligar cancelando! Ainda tive de ouvira a atendente dizer :Sua solicitação de cancelamento levará de 05 a 08 dias úteis !!!!! """ Acredite quem quiser...Vou embora do BRASIL!Credo!que NET que NADA!

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  24. Gente, alguém sabe informar se existe, por lei, um prazo máximo p a empresa enviar o técnico após a solicitação?
    Obrigada.

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  25. Alguém sabe me dizer porque a netfone não detalha a conta telefônica. Ja cansei de pedir, mas vejo que inútil minhas solicitações.

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  26. Ja tive que entrar com ação contra a net e o Judiciário me mandou pagar por uma cobrança indevida feita pela net. Ao enviar reclamação para a Folha de Sao PAulo a net me restituiu o valor além de um pedido formal de desculpas. É mole? Cancelei a net e após um tempo meu marido assinou de novo. Adivinhem? Problemas de novo! Estao cobrando por pontos que não existem e não consigo colocar HD pois insistem em instalar o pto de HD naquele pto inexistente.....bem sou mais burra que os tecnicos deles pois insisto em manter a net....afinal não há concorrencia

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  27. Gostaria de saber se dv pagar a multa por cancelamento, pois combinei um plano e mudaram sem meu conhecimentos e aumentou 2X mais o valor agora qr cancelar e me dissem q tenho que pagar a multa fora que tds os canais passam a msm coisa td hr e os dmais tds bloqueados..

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  28. Lei vetada, não há nada sobre multa do não comparecimento, apenas fixa que a prestadora agende a visita,

    http://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/1034128/lei-14951-13

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  29. Agendei uma visita técnica da Net na semana passada (tenho 2 pontos e apenas 1 está funcionando), deram bolo! Liguei no dia seguinte e não tinham uma resposta para o ocorrido. Remarquei para o dia seguinte: 2º bolo!! Indignado, remarquei uma terceira visita, sempre tendo que repetir tudo sobre o meu problema e acreditem: 3º bolo!!! Liguei para o atendimento me informou no dia seguinte que a visita tinha sido cancelada pelo coordenador da área pois tinha um problema geral que tinha sido solucionado, embora esse não fosse o caso pois desde o primeiro problema apenas 1 ponto estava ruim (provavelmente o modem quebrou). Num rompante de misericórdia para com a prestadora dei mais uma chance marcando uma 4ª visita deixando tudo claro ao atendente (novamente) para que colocasse em letras garrafais no chamado que não importasse o que acontecesse que fossem até a minha casa e advinhem? 4º Bolo!!!! O que devo fazer???

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  30. A Net me mandou muitos e muitos assédios (propostas e marketing), por mala direta e inclusive por telefone, para assinar outro combo (plano) e etc, mas qdo aceitamos trocar nosso pacote e agendar a instalação dos outros aparelhos o que acontece...?
    A Net não manda seus técnicos... já agendei 3 tardes e 1 manhã e nada, ou seja, 4 períodos, o pior é que ligo lá para saber o que está acontecendo e o atendente diz que o infeliz do técnico escreveu na ordem de serviço que "o cliente estava ausente" ou seja dizem que não tinha um ser em casa...
    Tô me sentindo muito LOGRADA e revoltada com a falta de respeito e compromisso deles, pois fiquei todo esse tempo em casa sem sair nem mesmo pra por o lixo lá fora...
    Definitivamente vou cancelar o pedido e com certeza irei desfazer meu contrato atual. Sei que terei muitos problemas com o cancelamento, mas vou fazer isso com gosto... certeza tb que vou falar mal dessa empresa pra todos que conheço.
    Hoje mesmo irei entrar em contato com a ouvidoria e também com a Anatel...
    Tô desconcertada e me sentindo uma IDIOTA por confiar em uma empresa que se diz prestadora de serviços...
    E também com vontade é de ir ao Procom processar a Net por cárcere privado, pois fiquei presa em casa sem poder sair esses dias todos e também processar por perdas e danos por evidentes perdas de todos os outros compromissos que eu poderia ter agendado e não pude fazê los... ÓDIO MORTAL!

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  31. Borde tarde:estou desempregada'nao tenho condições de continuar com a claro TV.já tentei cancelar mas eles exigem o pagamento do equipamento.. Eu como consumidora desde 2012 acho qe não deveria pagar....porque estaria pago pelo tempo de uso....obrigado

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  32. A visita técnica para instalar um ponto ultra, agendada para o dia 12/032019, não foi realizada por negligência do funcionário. Cita o comunicado que ele esteve as 17:31:33, na minha residência. Não houve contato pelo interfone. Testemunhas: empregada doméstica, minha esposa e eu. Na planilha que ele deve ter, certamente constam os nºs dos nossos telefones. Portanto, foi incapacidade ou má vontade. As funcionárias Márcia, Viviane prometeram agendar para o dia 13, porém, novamente o funcionário não apareceu. A funcionária Renali fez novo agendamento para o dia 15, das 08 às 12 hs. Protocolo 0178192219854587. Vamos aguardar. Contrato: 711488447. Paulo Gomes de Freitas.

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  33. Cara sou atendente da net, posso afirmar que só passamos o que o técnico da a baixa é também o que ele deixa na descrição, mas o que posso afirmar é que não é somente a net que tem erros, assim como todas as empresa, e também só queria fazer uma pergunta a todos que ligam para o atendimento só para reclamar do serviço da net ou escrever algo difamando a imagem da empresa.

    Porque ao invés de perder o tempo de vocês com esse tipo de coisa, vocês simplesmente não cancelam é não pra outra operadora?

    Já que ligam todo dia para reclamar da empresa, porque não procuram outra prestadora e serviços?
    Atendendo diariamente, vejo pessoas que só ligam para reclamar conosco atendentes que não temos alçada nenhuma para resolver tais problemas de reclamação contra procedimentos da empresa, é que temos uma ouvidoria muito eficaz, mas que as pessoas só reclamam no setor errado, onde realmente não resolve o problema é fica nesse ciclo, nem cancela nem nada, parece que sua vida ficou mais colorida ligando todo dia pra estressar algum atendente é estressar a si próprio.

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